NOTÍCIAS E ARTIGOS

Seguro de Responsabilidade Civil Profissional protege patrimônio de prestadores de serviços

13/10/2020

Imagem: Pixabay

Todos os profissionais prestadores de serviços estão sujeitos, eventualmente, a cometerem falhas sem qualquer intenção, que podem acabar causando danos a terceiros. Esses erros, algumas vezes, impactam pessoas que podem entrar com processos, requerendo indenização pelo ocorrido. É para proteger o trabalhador nestes casos que existe o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional.

As coberturas desse produto oferecem amparo para gastos com defesas judiciais, auxílio nos acordos, reclamações e prazos complementares. Podem também incluir custos com perícias e indenizações por danos morais e estéticos. Caso o profissional seja condenado, o seguro garante o pagamento do processo, preservando o patrimônio do segurado, deste que seja constatado que o ato foi culposo, ou seja, não intencional. Segundo o diretor do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne), Anderson Peixoto, o RC Profissional pode ser contratado por prestadores de serviço de vários segmentos.

“Entre os que mais procuram a proteção estão os profissionais da saúde, como médicos, dentistas, fisioterapeutas e veterinários, além de advogados, contadores, arquitetos, agentes de viagem e os próprios corretores de seguros”, explica. Com relação à contratação, o RC Profissional pode ser coletivo ou individual. O primeiro costuma ser utilizado por sindicatos, associações de classe e outras instituições visando proteger os profissionais de suas respectivas categorias. Já o segundo tem apenas um contratante e um segurado.

“Em ambos os casos, cada apólice é única e deve ser emitida em conformidade com a profissão. Os corretores estão preparados para sugerir a melhor formatação do produto para cada cliente e a tecnologia, hoje, permite que a contratação seja feita com rapidez e praticidade em ambiente digital, com mapeamento de probabilidades de sinistros, propostas e valores adaptados a cada realidade profissional”, completa Anderson Peixoto.

D&O – Voltado para profissionais que ocupam cargos de direção ou de alta responsabilidade em organizações, o Seguro D&O – Directors and Officers Liability Insurance – é uma modalidade de Seguro de Responsabilidade Civil Profissional que visa proteger o patrimônio de executivos – diretores, administradores, conselheiros e gerentes de empresas de pequeno, médio ou grande porte – contra prejuízos resultantes de processos judiciais decorrentes de atos de sua gestão. É um produto ainda pouco conhecido no Brasil, mas que vem em franco crescimento.

O D&O prevê cobertura para casos de reclamações de terceiros relacionadas a atos de gestão praticados pelos segurados no exercício de suas atribuições profissionais, garantindo os custos de processos e honorários advocatícios e também possíveis indenizações, limitadas aos valores contratados na apólice. “Esse tipo de seguro é coletivo, pago por pessoas jurídicas, empresas de capital aberto ou fechado, estatais, instituições financeiras, etc, que querem garantir a tranquilidade de seus executivos para que possam exercer suas funções sem colocar em risco o seu patrimônio pessoal”, completa o diretor do Sindsegnne.