NOTÍCIAS E ARTIGOS

Helder Molina, CEO da MAG Seguros, discute inovação para o mercado de seguros em live da ENS

14/06/2021

 

Inovação na prática, esse foi o tema principal da live promovida pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), que contou com a participação de Helder Molina, CEO da MAG Seguros. Durante o debate, o executivo explicou as estratégias da empresa centenária para se manter sempre ativa e atual, além de trazer as perspectivas para o mercado.

Segundo o executivo da MAG Seguros, o mercado de seguros é tradicional e precisa ter uma regulação forte, já que os clientes podem ficar até os 100 anos dentro da seguradora. “Com isso, a tendência é que os players se movimentem mais lentamente, mas não acredito que isso seja o que os reguladores querem, pois há um desejo iminente de serem provocados com novas ideias”, completa. Helder lembrou da criação da Comissão de Inovação da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e do Sandbox Regulatório.

Nele, a MAG foi a única seguradora a ter uma insurtech aprovada, a Simple2u. A nova empresa, que será lançada em breve, marcará a entrada da companhia no mercado de Ramos Elementares, comercializando produtos que vão além de Vida e Previdência, contando com seguro de acidentes pessoais e cobertura residencial, tudo isso on demand. “O cliente vai poder escolher como e quando usar as coberturas, manualmente ou de forma automática, pelo site ou aplicativo. Isso é uma forma de empoderarmos os consumidores”, explica Helder.

O papel dos corretores também foi levantado. Helder lembrou quando a companhia lançou a primeira loja online do mercado para que eles pudessem fazer vendas online, há cerca de oito anos atrás. Ao todo, foram 700 e-commerces que transformaram a forma de oferecer os produtos. “Sabemos da importância de se ter um profissional desses na última milha e isso não será diferente com a Simple2u. Nós estamos trazendo mais um produto para que eles ampliem seu portfólio”, afirma o CEO.

Durante a conversa, Helder também falou sobre o papel das insurtechs para ajudar as companhias tradicionais a se modernizarem. Sob o guarda-chuva da MAG Seguros, há a WinSocial, que oferece seguro de vida para públicos que não são contemplados pelos portfólios existentes, como diabéticos. O executivo apontou algumas ferramentas como o futuro do segmento, incluindo inteligência artificial e machine learning, que já são usadas internamente no pagamento de benefícios e na geração de leads.

Em pauta estiveram ainda o Open Insurance, que possibilita que empresas do setor compartilhem dados dos usuários mediante autorização prévia, e os impactos da pandemia no segmento, tanto na gestão das equipes, quanto na percepção dos brasileiros sobre a importância de se planejarem a longo prazo.

A live “Inovação no Setor de Seguros – Experiência de Mercado” faz parte da programação da ENS para celebrar o mês de aniversário de 50 anos. Ao longo de junho, a escola apresentará outros debates com a participação de profissionais do mercado. Para assistir à conversa na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=xAlMwQ2Gv2s