NOTÍCIAS E ARTIGOS

Programa Falando Seguro de julho debate como prevenir e se proteger dos desastres climáticos

27/07/2022

O Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne) recebe hoje (quarta, dia 27), às 19h30, em seu canal no Youtube, mais uma edição do programa “Falando Seguro”, idealizado pelo Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de Pernambuco (Sincor-PE). Com mediação de Mario Neto, âncora da rádio CBN Recife, o evento do mês de julho vai debater o tema “Chuvas: desastres naturais, prevenção, proteção e direitos”.

Participam do bate-papo o presidente do Sincor-PE, Carlos Valle; a advogada especialista em Direito do Consumidor, Dra. Danyelle Sena; e o diretor geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, Dr. Leonardo Gomes. Também participa da live a diretora executiva do Sindsegnne, Emerita Lyra, falando sobre a importância do setor segurador diante de desastres climáticos.

“No programa, vamos abordar os riscos que as pessoas estão expostas devido à crise climática, quer seja em casa ou na rua, como se proteger desses riscos, quais são os direitos da população e o que fazer para ter os prejuízos ressarcidos diante de situações como a das fortes chuvas que atingiram Pernambuco”, explica Carlos Valle.

De acordo com Emerita Lyra, as tragédias climáticas cada vez mais comuns, a exemplo das que aconteceram recentemente em estados como Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, têm evidenciado a importância do setor segurador como um agente do bem-estar social. “Apenas aqui em Pernambuco, estimamos que só no segmento de Seguro Automotivo foram pagos em indenizações mais de R$ 40 milhões com os acionamentos de sinistros de perdas parciais e perdas totais no período compreendido entre o final de maio e início de junho”, aponta a diretora do Sindsegnne.

Segundo a executiva, os números demonstram a solidez do segmento. “Isso só foi possível porque as seguradoras, para terem sua atuação regulamentada, precisam cumprir alguns critérios estabelecidos pela SUSEP, como a manutenção de uma reserva técnica, por exemplo”, completa.

A transmissão do “Falando Seguro” de julho será ao vivo e aberta ao público. Para participar, basta acessar o canal do Sindsegnne no Youtube (www.youtube.com/SindsegNNE), inscrever-se e ativar as notificações para receber alertas sempre que um novo vídeo for publicado. (Fonte: Sincor-PE)