Flexibilidade, economia e praticidade na contratação. Essas são apenas algumas das vantagens mais conhecidas do seguro on-demand ou pay per use (pago pelo uso), como também é conhecido. Nessa modalidade, ao invés das tradicionais apólices anuais, as empresas oferecem uma cobertura por períodos mais curtos, dando ao cliente a possibilidade de escolher o tempo pelo qual irá segurar determinado bem.
Esse tipo de seguro era praticamente impensável em um passado próximo, mas já se consolidou no mercado e tem se mostrado uma opção viável para quem necessita de praticidade e flexibilidade na contratação do serviço. O on-demand pode ser contratado para uma viagem com meses, dias ou até horas de duração, por exemplo.
De forma mais clara, este tipo de seguro permite que as seguradoras ofereçam apólices que são acionadas de acordo com a conveniência do consumidor. A modalidade é normalmente disponibilizada pela internet e contratada com menos burocracia, além de poder incluir desde seguro de vida a imóveis, passando por objetos rastreáveis, como celulares.
No pay per use, cada seguradora é livre para estipular as coberturas e regras de contratação desde que estejam de acordo com as estabelecidas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Por exemplo, respeitando o prazo de 30 dias para liberação da indenização.
Para os clientes, significa poder optar pela proteção por curtos períodos de tempo e ativá-la nos momentos em que acharem necessária.
Precisa de mais informações sobre o seguro on-demand? Entre em contato com o seu corretor ou corretora de seguros.